pre matricula

 

sobre01programa02corpo03corpo04sobre05

fd

 

- Alexandre Mussumeci

Possui graduação em ENGENHARIA QUIMICA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Petroleum and Geosystems Engineering - University Of Texas At Austin (1998). Atualmente é Consultor Sênior do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello. Tem experiência na área de Garantia de Escoamento, com ênfase em Ciências Exatas e da Terra, atuando principalmente nos seguintes temas: surface chemistry, particle detachment, acid-base interactions e dlvo theory.

(Texto informado pelo autor)

- João Luiz Ponce Maia

Possui mestrado em Engenharia Civil - Hidraulica pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é engenheiro de processamento de petróleo - Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz. Tem experiência em processamento primário de petróleo, especialização em processamento de gás natural, eficiência energética e emissões atmosféricas na indústria.

(Texto informado pelo autor)

- Joao Roberto Bastos Zoghbi Filho

Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2004), graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é consultor de equipamentos pleno da Petrobras, professor doutor colaborador nos cursos de pós, Engenharia de Produção da Fundação de Assistência e Educação (Faesa) desde 2006, Engenharia de Petróleo e Gás desde 2008 e Gestão de Produção e Manutenção desde 2006, ambos da Faculdade Centro Leste (UCL). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, nas áreas de Engenharia Térmica, de Manutenção e Confiabilidade, e de Equipamentos, em especial Permutadores, Tubulações e Válvulas.

(Texto informado pelo autor)

- Roger Rocha

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ (2004) e doutorado em Informática pela PUC-Rio (2010). Atualmente é engenheiro de equipamentos do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da PETROBRAS. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Otimização, atuando principalmente nos seguintes temas: Programação Inteira Mista, Algoritmos de Decomposição, Busca Local por Otimização e Aplicações de Otimização na Indústria do Petróleo.

(Certificado pelo autor em 19/08/2015)

- Wellington Campos

 Possui o título de PhD pela University of Tulsa (1995), o título de MS em Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal de Ouro Preto e de Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Uberlândia. Trabalha na Petrobrás como Consultor em Engenaharia de Petróleo e para Puc-Rio, como Professor de Engenharia de Petróleo. Foi professor colaborador da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, de 1997 até 2009. Trabalha na Petrobras desde janeiro de 1980. Tem larga experiência na área de Petróleo e Gás Natural, com ênfase em Engenharias, atuando principalmente nas seguintes disciplinas: Perfuração, Completação, Produção, Avaliação de Formações, Mecânica de Rochas e Mecânica dos Fluidos. Possui conhecimentos de Física Moderna em nível de pós-graduação, na áreas de Mecânica Quântica, Teoria da Relatividade, Mecânica Estatística, Termodinâmica, Teoria Quântica dos Campos. Tem conhecimentos em Matemáticas, em várias disciplinas, onde tem se dedicado ao estudo de conjecturas em Teoria dos Números, Topologia e outras áreas. Tem lecionado em curso de Pós-graduação Lato Senso na área de Energia e Gás Natural, orientado teses de mestrado e doutorado e participado em bancas de defesa de tese.

(Certificado pelo autor em 28/09/2012)

- Luiz Carlos do Carmo Marques

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1980), graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988), mestrado em PEMM - COPPE/UFRJ pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Engenharia de Reservatório e de Exploração pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2011). Professor horista da Faculdade Salesiana de Macaé (2008-2011) Químico de Petroleo - Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz. desde 1975. Professor da Universidade Petrobras desde 1980. Professor do curso de formação de técnicos em química de petróleo para os cursos da Petrobras realizados no CEFET de Campos dos Goitacases (2005 -2011). Autor de 43 trabalhos técnicos sobre diferentes assuntos de química e de engenharia de petróleo. Especialista em garantia de escoamento da Petrobras Coordenador do curso de Graduação em Engenharia de Petróleo da Universidade Veiga de Almeida (desde agosto de 2012), Rio de Janeiro, RJ

Certificado pelo autor em 31/01/2014

- Marcia Cristina Khalil de Oliveira

Possui graduação em Química com atribuições tecnológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - COPPE (2004). Atualmente trabalha no CENTRO DE PESQUISAS DA PETROBRAS. Tem experiência na área de Química, com ênfase nas atividades relacionadas a garantia de escoamento de petróleo, atuando principalmente nos seguintes temas: petróleo, emulsão, microemulsão, reologia e garantia de escoamento.

(Certificado pelo autor em 06/08/2015)

- Andre Luiz de Castro Machado

Coordenador Acadêmico

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (1986), créditos concluídos para o Mestrado em Corrosão na COPPE/UFRJ (1989), especialização em Química de Petróleo pela Universidade Federal da Bahia (1990) e doutorado em Química de Polímeros pelo Instituto de Macromoléculas Profa. Eloisa Mano (1999). Atualmente é Quimico de Petróleo Sênior e Consultor - Petróleo Brasileiro S/A. Tem experiência nas áreas de Fenômenos de Transporte, Ciência dos Materiais, Físico-Química, Caracterização, Tratamento e Escoamento de Petróleo e Gás, Garantia de Escoamento de Petróleo e Gás, Ciências Exatas e da Terra, atuando principalmente nos seguintes temas: Prevenção de bloqueios por depósitos de parafinas, asfaltenos e hidratos de gás natural; Formulação e acompanhamento de fluidos para perfuração de poços de petróleo e gás; Projeto hidráulico de malhas de dutos para escoamento de petróleo e gás natural; Corrosão de materiais metálicos e não metálicos; Desenvolvimento de produtos químicos para o segmento de Exploração e Produção de Petróleo, Docência na área de garantia de escoamento.

(Certificado pelo autor em 27/12/2015) 

- Luiz Monteiro

Coordenador Operacional 

Professor

Luiz Monteiro é um engenheiro com mais de 25 anos de experiência na indústria de Óleo & Gás, tendo com experiencia de trabalho em empresas nacionais e multinacionais como Petrobras, Enterprise Oil, WorleyParsons,  Baker Hughes e atualmente  trabalha na Floatec como Gerente de Operações da  Tension Leg Platform P-61. Durante toda a sua carreira esteve envolvido em gerenciamento/operação de unidades  de produção offshore com uma visão holística da cadeia de valor do negócio. Luiz iniciou a na indústria a como engenheiro de produção offshsore na Petrobras e durante a sua carreira assumiu várias posições gerenciais sendo responsável pela Operação & Manutenção de Plataformas de Produção Fixas (jaquetas) e Flutuantes (Semi-sub, FPSO e TLP), logística (helicopteros, frota marítima, base de apoio), Integridade Técnica de Top-sides e subsea, operações de transferência de óleo offshore , administração de contratos de compra e venda de gás e gerenciamento do atendimento a legislação do Governo Brasileiro (ANP, Marinha, IBAMA, Ministerio do Trabalho e etc). Luiz Monteiro é Pós Graduado em Engenharia de Petróleo pela Universidade Petrobras em parceria com a Universidade Federal da Bahia (1990). Pós Graduação em Engenharia Econômica e Administração Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e Engenheiro Mecâncico pela Universidade Católica de Petropólis (1985) e com Curso Avançado de Gerenciamento de Projetos pela Fundação Dom Cabral (2012).

(Certificado pelo autor em 27/12/2015)