sobre01sobre02sobre03sobre04sobre05

Já estão abertas as inscrições para o curso de Pós-Graduação em  Engenharia de Produção e Operação em Plataformas Marítimas de Petróleo, destinado a Engenheiros, Arquitetos e Geólogos.

O Curso consiste em uma pós-graduação “Lato Sensu”, com foco orientado para o aprimoramento e especialização na operação de plataformas de produção de petróleo situadas em ambiente “offshore”.

Observa-se no Brasil um notável fortalecimento de um novo modelo de desenvolvimento da produção de petróleo e gás. Em realidade este novo modelo consiste em uma tendência mundial. Trata-se do modelo de terceirização das UEP Unidades Estacionárias de Produção, no qual o CAPEX  (Capital Expenditure)  fica por conta de terceiros, que futuramente arrendam estes equipamentos às empresas detentoras das concessões dos campos produtores de petróleo e gás natural. As empresas detentoras das concessões arcam com o custo das plataformas sob a forma de uma taxa diária de operação, sendo este desembolso caracterizado como OPEX (Operational Expenditure) que passam a incidir a partir do início da produção.

No Brasil este modelo tem sido bastante utilizado, com destaque especial para as concessões do pré-sal, onde a demanda de UEP é alta e a adoção do modelo de afretamento torna-se economicamente atrativo. Contudo as empresas afretadoras se ressentem da falta de mão-de-obra especializada para operar essas plataformas. Uma das características mais marcantes dessas plataformas é a sofisticação tecnológica sobretudo no caso do pré-sal, onde por conta das características dos fluidos produzidos e da logística de transporte e armazenamento de petróleo e insumos, esperam-se unidades altamente automatizadas e com uma relação  VP (Volume Produzido)  /  POB (People On Board) cada vez maior. Sendo assim, há que se ter operadores e supervisores cada vez mais especializados.

O Professor Doutor André Luiz Machado,  coordenador acadêmico desta pós-graduação e os demais professores doutores deste curso possuem   larga experiência  acadêmica e profissional na área de petróleo, pois militam há longa data na área de Offshore e serão os responsáveis pela qualidade e ineditismo do curso.

 

Duração do Curso: 15 meses

- Aulas em finais de semana (sábados e domingos) alternados, das 09h às 18h

 

Inicio das Aulas: 29 de Abril de 2017

 

Condições especiais e vagas limitadas!

 

Unidades que ministram o curso:

Campus Catete (ver no Google Maps):

Rua do Catete, 113 – Anexo ao Colégio Zaccaria

Tels.: 2225-5073

 

Obs.: Não cobramos taxas de matrícula.

 

 logos convenios

 

 

 

Veja também:

segtrabmeio ambientepericia